O que é celulite

celulites definicao

A gente ouve muitas pessoas falando em cremes, tratamentos e outras coisas para acabar com a celulite, mas você já parou para se perguntar “o que é a celulite?” Ok, todas nós sabemos que elas são horríveis e que baixam a autoestima de qualquer uma, mas eu quero lhe ensinar um pouco mais. Vejo muitas mulheres seguindo dietas malucas ou fazendo horas de academia e que não conseguem eliminar a celulite. Elas fazem isso simplesmente por que não conhecem a verdadeira causa do problema.

Eu também já gastei muito dinheiro com coisas que não serviram para nada e é por isso que nesse artigo vou explicar para vocês o que é a celulite e dar várias dicas de alimentação e de exercícios simples que você pode começar a fazer em casa imediatamente para elimina-las.

 

Causas das celulites

 

Muitas mulheres ficam assustadas quando percebem os buraquinhos na pele mesmo que quase invisíveis no começo, talvez elas não saibam mas esse mal atinge mais de 80% das mulheres no Brasil.

E não são só as mulheres que tem celulite, os homens também tem! A diferença está dentro da pele deles que não deixa aparecer as marquinhas, enquanto na gente, elas são chamam toda a atenção 🙁

E você sabe quais os fatores que causam a celulite e por que ela é tão comum assim nas mulheres? Calma, que eu já vou te explicar:

Em baixo da nossa pele existe uma camada de gordura chamada tecido adiposo e, abaixo dela, ficam os músculos, ligados a pele através de várias fibras elásticas que atravessam a camada de gordura.

Quando as fibras possuem baixa elasticidade e há um acumulo de gordura nas células adiposas, forma-se a celulite. Isso acontece porque as células adiposas incham, forçando-a para cima, enquanto as fibras puxão ela para baixo, na direção do músculo. A combinação desse dois fatores deixa a pele toda irregular com aquele aspecto de casca de laranja.

Pele saudável a esquerda e com celulite a esquerda
Pele saudável a esquerda e com celulites a direita

 

Elas geralmente surgem nas coxas, bumbum e quadril porque essas regiões armazenam gordura com mais facilidade nas mulheres divido a ação do estrogênio.

O estrogênio é o hormônio sexual feminino e uma das suas funções é transformar o corpo de menina em um corpo de mulher. Por isso, ele faz a gordura se acumular em regiões estratégicas que vão dar a forma sinuosa ao corpo feminino.

Os homens também tem celulite, mas como a pele dele é mais grossa e as fibras colágenas estão distribuídas de forma diferente, elas raramente aparecem. Na pele deles, as fibras são mais numerosas e estão na vertical, elas seguram a gordura evitando a formação de ondulações na superfície. Além disso, nos homens, a gordura não sofre ação do estrogênio, eles produzem testosterona, hormônio que faz a gordura ir para o abdômen.

E como a gente faz para acabar com a celulite? Veremos a seguir

 

Alimentos que combatem a celulite

 

Muitas mulheres fazem dietas malucas mas mesmo assim não tem resultados. Isso é decepcionante não é mesmo?  Mas nós sabemos que a maioria delas não consulta um nutricionista para dar orientações do que comer e quando. Pensando nisso, eu vou dividir com vocês uma recomendação passada pela minha nutricionista. São 6 alimentos que combatem a celulite, desintoxicam o corpo e melhoram a aparência da pele. Eu mesma pude perceber as mudanças na minha pele logo na segunda semana seguindo essa receita, experimente e depois me conte como foi 😉

Semente de linhaça

As sementes de linhaça aumentam os níveis de estrogênio e estimulam a produção de colágeno. Colágeno é o principal componente das fibras elásticas, ele deixa a pele mais firme e reduz a aparência da celulite sendo que seus efeitos são visíveis quase que imediatamente. Isso acontece porque elas ajudam o corpo a eliminar os líquidos e toxinas que causam as celulites. Você pode colocar duas colheres de farinha de linhaça na aveia, cereal ou iogurte, ou você pode comer as sementes para prevenir a formação da celulite.

Suco de limão

Suco de limão fresco pode ajudar o corpo a eliminar mais toxinas do que qualquer outro liquido. Ele tem muita vitamina C e antioxidantes. Beba um copo de suco de manhã para desintoxicar seu corpo.

Aspargo

Contém muitos componentes com fibras e minerais que ajudam a eliminar as toxinas armazenas no corpo. Ele tem efeito diurético no seu sistema digestivo, ajudando seu sistema digestivo a diminuir a retenção de liquido combatendo a celulite

Sucos Verdes

Sucos naturais são uma ótima alternativa para reduzir celulite, principalmente em combinações poderosas, como suco de couve com gengibre e maçã, eles ajudam a combater a celulite ainda mais rapidamente. Trigo ou cevada são muito bons para repor as energias e nutrientes, e ajudam a eliminar as celulites por causa das enzimas que contêm.

Alimentos Ricos em Fibras

Ajudam a remover todas as toxinas do corpo. Pesquisas mostram que há uma ligação entre os alimentos ricos em fibras e a redução da celulite. Esses alimentos tem alto valor nutritivo e são digeridos facilmente. Eles também nos ajudam a perder peso. Aveia, cuscuz, cevada, batata-doce, arroz branco e integral são alguns exemplos que você pode incluir em sua rotina diária.

Água

A água ajuda a limpar toxinas que se escondem nas camadas de gordura abaixo da pele. Uma das formas mais efetivas de reduzir a celulite é forçar o seu corpo a limpar as toxinas acumuladas e os fluidos. A hidratação também deixa a pele menos irregular por isso, beba muita agua, aproximadamente 1 ou 2 litros por dia.

 

Exercícios

 

Os exercícios são a parte mais importante no combate das celulites, aposto que todas nós temos aquela amiga que tem o corpo perfeito, lisinho, mas que faz horas de academia todos os dias. Isso é muito bom para o corpo e para a saúde mas se tratando de celulite, ficar horas na academia fazendo exercícios pesados pode não ser a melhor opção. Alguns deles, além de não resolver o problema podem até nos machucar. Os exercícios corretos devem trabalhar os músculos certos na intensidade adequada e não levam muito tempo e nem exigem equipamentos de academia. Vou te mostrar agora alguns exercícios super simples mas que dão resultados fantásticos contra a celulite. Esses exercícios ajudam muito e são um bom começo. Eles foram recomendados por um especialista americano, criador de um método que elimina a celulite definitivamente.  Bom, agora chega de conversa e vamos começar a malhar 🙂

Lunge Reverso

Esse exercícios fortalece o bumbum, coxas e panturrilhas.

1 Comece ficando de pé com os ombros para trás e as mãos descansado nas laterais do corpo.

lung reverso acaba com celulites

 

2 Dê um grande passo para trás com o pé esquerdo.

lung reverso acaba com as celulites

 

3 Desça os quadris até formar um ângulo de 90 graus no joelho direito

lung reverso acabe com suas celulites

4 Suba o corpo. A maioria da força deve vir do seu pé direito. Coloque o pé esquerdo na posição inicial

lung reverso para celulites

Enquanto faz as series, foque-se em pressionar o calcanhar do seu pé direito no chão enquanto levanta o corpo, isso esforçara ao máximo os músculos do glúteo.

lung reverso eliminar celulites

Resista à tentação de colocar as mãos no joelho para ajudá-la a levantar o corpo. Ao fazer isso, você não só você diminui o efeito do exercício, mas também pode causar uma lesão

5 Faça 3 séries por dia, repetindo o exercício de 12 a 15 vezes cada perna.

Fonte: Wikihow

Agachamento com bola

 

Esse exercício trabalha os quadris e deixa os joelhos mais fortes.

1 Usando uma bola de ginastica encoste-a na parede com o meio da bola apoiada no meio das suas costas. Deixe seus pés um pouco à frente do corpo para poder se agachar.

2 Agache-se lentamente dobrando os joelhos, quando suas coxas estiverem paralelas ao chão, volte a subir.

como combater as celulites com exercício de agachamento

3 Faça 3 séries por dia. Repita o exercício de 12 a 15 vezes em cada série e descansando por um minuto entre cada.

 

Agachamento Sumo

 

Esse exercício trabalha as coxas e os glúteos.

1 Comece com os pês afastados, um pouco além da linha dos ombros e com os dedos dos pés apontados para fora. Mantenha a coluna reta.

2 Desça até que suas coxas fiquem paralelas ao chão. Mantenha o peso do corpo nos seus calcanhares.

3 Suba apoiando-se nos calcanhares e fazendo força nos músculos das coxas e dos glúteo até voltar a posição inicial.

ag sumo anticelulites

4 Faça de 12 a 15 vezes e repita novamente até completar 3 séries. Descanse por 1 minuto entre cada série.

 

E agora…

Então agora é partir para a ação e acabar com a celulite de vez. Sem fazer loucuras ou gastar milhões, é possível ter ótimos resultados no combate da celulite apenas cuidando da alimentação e fazendo exercícios regularmente. Com o tempo, os resultados começam a aparecer naturalmente, dá um pouquinho de trabalho mas vale a pena.

Espero que tenha gostado desse artigo desejo, de verdade, que você deixe um comentário para eu saber com posso te ajudar ainda mais.